Em 14/02/2021, jeffersonwagner escreveu:
Uma opinião pessoal sobre minha experiência até o momento, comparativo com outros serviços, motivo pelo qual cancelarei no futuro e também por que não irei cancelar agora:
Plataforma: Quando assinei entendi que eles ainda eram novos nesse mercado, e tive paciência quanto a algumas coisas que não gostei, como a inexistência da troca de canais com um "zap" no controle, e a impossibilidade de visualização das próximas atrações sem eu ter que voltar à grade. Porém, descobri que a plataforma já existe desde 2018 no Chile e Colômbia (fonte:
Clique aqui).
Além disso, realizei um teste recente na Guigo TV e achei a plataforma bem mais fluída. Consigo até trocar de canal usando os mesmos botões que uso na TV local (minha TV é uma Samsung 2020). Na Guigo também consigo visualizar toda a grade do canal que estou vendo sem precisar sair do programa.
Disponibilidade: De início achei interessante porque dá pra acessar no Amazon Fire Stick, Roku, AndroidTV, etc. Mas comprei recentemente a Samsung TV 2020 e o app não está disponível. Sei que com certeza eles irão tornar disponível no futuro, mas acho incoerente modelos mais recentes da Samsung não serem priorizados, já que esses modelos venderam bastante no Brasil no ano passado. Em contrapartida, o Sky Play foi lançado recentemente na Samsung 2020, e como a Sky e DirecTV são do mesmo grupo, talvez isso seja um bom sinal.
Por que tenho DirecTV Go? (opinião pessoal): Eu assinava TV fibra da Vivo. Completa e com HBO e Telecine. Como gosto de assistir ao vivo somente esportes, notícias e alguns realities, dando preferência pra assistir filmes, séries e documentários de "on demand", percebi que tinha muitos canais que eu não via, e acabava pagando um valor muito caro. Com o lançamento do DirecTV Go, tomei a decisão de cancelar a Vivo, aumentar minha internet e priorizar serviços de streaming. Apesar da DirecTV Go ainda ter um monte de canais que não assisto, tem um bom conteúdo on demand e tem praticamente todos os canais de esportes. Pelo preço, achei um bom custo-benefício.
Por que tenho intenções de cancelar a DirecTV Go? (opinião também pessoal): Estão surgindo plataformas mais interessantes e com conteúdo específico como essas a seguir:
- Globoplay: Adicionaram a opção de assinar com canais ao vivo, e se eu assinar poderia ver os SporTV e Globonews nessa plataforma, além do conteúdo on demand.
- Star Plus: A Disney anunciou que irá incluir os canais ESPN no serviço.
- HBO Max: Gostei dos 5 anos de HBO que a DirecTV ofereceu, mas acredito que quando chegar o HBO Max no Brasil, será uma plataforma muito melhor e com muito mais conteúdo, contendo quase todo o catálogo da Warner, TNT, Adult Swin, etc. Além das produções originais HBO.
- Uol Play: Não estou dizendo que irei assinar, mas esse aqui tem opções fora eixo Disney/Warner/Globo. Canais como Bandsports, Bandnews, Sony, History, etc. Eu não dava muita bola pra esse serviço, mas vi que eles já estão desenvolvendo um app pra TVs da LG e Samsung.
- Guigo TV: também não estou dizendo que vou assinar, mas achei bem baratinho um pacote de R$7,90 contendo vários canais internacionais que geralmente não estão em nenhuma operadora. Gostei bastante da plataforma.
- Estádio TNT Sports: Descobri que a minha operadora de internet me dá direito a esse serviço. Além disso, o app acabou de ser lançado na TV Samsung 2020. Isso já supre a minha necessidade de ver alguns jogos da Champions, Brasileirão e Italiano que passam no TNT e Space.
- Paramount+: Vão lançar um novo serviço de streaming em março no Brasil, prometendo ter todo o conteúdo do CBS All Acces (MTV, Nick, Paramount Studios, etc.). Se for interessante e barato, talvez eu venha a assinar num sistema de rodízio que faço aqui entre alguns streamings (essa é uma das vantagens do streaming: Não preciso assinar todos ao mesmo tempo).
- F1 TV: Sou fã de automobilismo, e caso não tenha acesso ao Bandsports, essa seria uma alternativa pra ver os treinos e outras categorias como Formula 2 e 3. O serviço será lançado no Brasil em breve e terá a transmissão da própria Band.
Por que não cancelo agora? Em tese eu já poderia cancelar a DirecTV Go, e assinar Globoplay +Canais, GuigoTV Esportes (pra ver os ESPN) e HBO Go avulso. Pra mim, sairia quase a mesma coisa (já tenho Globoplay simples, e coloquei só coloquei a diferença do +canais na conta, e também sou cliente de um banco que me daria 4 meses de HBO Go se eu cadastrar a chave Pix). Porém, apesar de ter muitos prós (plataforma, +conteúdos, etc.), ainda tem uns contra:
- Fox Sports: Não está presente em nenhuma outra plataforma de streaming que eu tenha notícias. Sei que o canal está "morrendo" e a Disney cancelou os programas, mas ainda tem programação ao vivo muito relevante, como Nascar, MotoGP, Pré-Libertadores, Campeonato Espanhol, etc.
- Bandsports: Apesar de a F1 ainda não ter começado, tem conteúdos que me interessam como os campeonatos Italiano e Alemão. Pelo que vi, está presente apenas no Uol Play, que ainda não possui app para TVs.
- Canais Discovery / History / Sony: Tem muito conteúdo interessante on demand e também alguns realities que acho legal acompanhar ao vivo. Acabaram de lançar um serviço de streaming da Discovery nos EUA, mas não tem previsão para o Brasil. Como sou assinante da Oi Fibra internet, tenho direito a Oi Play, e se eu quiser posso trocar o conteúdo do TNT Sports pelo da Discovery, mas ainda assim falta aplicativo de TV pro Oi Play, e eu teria que abrir mão do acesso que tenho à Champions League. Além disso, o streaming do History não funciona em nenhuma TV e a Sony não tem mais streaming no Brasil.
Conclusão: Provavelmente vou continuar assinante até junho quando forem lançados o Star Plus e o HBO Max. Até lá, talvez já tenham aparecido alternativas para conteúdos dos já mencionados Fox Sports, Bandsports e Discovery.
Peço desculpas pelo longo texto, e espero compreensão sobre o ponto de vista de alguém que acha muito importante assistir esse tipo de conteúdo em apps nativos de TV. Sei que muitos consideram importante ter canais lineares para ver séries e filmes, mas no meu ponto de vista esse tipo de conteúdo só é interessante sob demanda. Não mencionei o que fiz com o Telecine que tinha na Vivo, e a resposta é simples: Decidi não assinar ele na DirecTV Go e nem de forma avulsa. Fiz as contas e descobri que pela quantidade de filmes "lançamento" que vejo por mês sairia mais barato alugar.
Também não se assustem com a minha "troca" de uma TV a cabo cara por um monte de serviços de streaming que em tese sairiam mais caros. Como mencionei acima, faço e recomendo rodízio de alguns serviços específicos que são focados totalmente em conteúdo on demand, como Netflix, Prime Video, Disney+, HBO, Paramount, etc. Não assino todos ao mesmo tempo. Só assinaria ininterruptamente os que tem conteúdos esportivos ao vivo que considero relevantes.
para mim isso virou um guia de detalhes para eventual(is) escolha(s) de serviços de streaming puro
ainda esse ano vai chegar também o Discovery+, que deve abranger todos os canais do grupo com novos títulos, assim espero, como é nos EUA
me interesse pelo HBO Max pois abrange títulos antigos não só da HBO, mas seu detalhamento ajuda a todos que queiram ter algum serviço
e sua lembrança de que não precisa assinar todos ao mesmo tempo e de que, para quem tem celular pós pago, ver ofertas que a empresa dá com esses itens.
o mercado livre está dando descontos para HBO Go, que vai virar Max, ou seja, você já entra com algum desconto, mas acredito que eles devem repetir a oferta de promoção, dessa vez no preço, para quem assinar o produto, talvez um desconto conjunto com directv go.