A partir de 1993, na medida em que novos canais eram lançados no Brasil, eles passavam a ser distribuídos aos assinantes através das operadoras, com destaque especial para NET e TVA. A grande maioria dos novos canais chegava à América Latina através de sinais pan-regionais (transmitidos simultaneamente para diversos países e adaptados localmente de acordo com o idioma e fuso horário).
Como o Brasil ainda não possuía um número expressivo de assinantes, não se justificava o lançamento de sinais exclusivos em português. E, como os demais países do continente falam espanhol, esse era o idioma que predominava na programação e nas vinhetas comerciais de canais como a FOX e a TNT. Esses dois canais, meses após terem sido lançados no Brasil, ainda apontavam os horários das suas atrações com os fusos para os principais países da América Latina. Era muito comum para o assinante se deparar com conflitos de idiomas nos programas, que por diversas ocasiões traziam legendas ou dublagem em espanhol; e nos comerciais, com datas e nomes de produções escritos de forma incorreta.
Outra característica dos canais pan-regionais no início da TV Paga era a falta de uma identidade local. Como eram transmitidos simultaneamente para diversos países, os canais priorizavam os grandes mercados hispânicos. Por conta disso, nos canais de variedades, era muito comum a veiculação de vinhetas floridas ao som de ritmos latinos, com astros norte-americanos mandando recados em castelhano, como "hola latinoamerica!", que em nada impactavam o público brasileiro. Esses canais também apresentavam, em sua grande maioria, comerciais voltados ao público argentino, uma vez que esse era o maior mercado de TV Paga da América Latina.
Com o crescimento do nosso mercado de TV paga, os canais se viram forçados a adaptar as suas programações ao português. Mas, ainda nos dias de hoje, muitos deles deixam a desejar na tradução de determinadas expressões para o nosso idioma, apresentando deslizes na grafia ou na pronúncia de determinados termos, quase sempre em um irritante "portunhol" recheado de exclamações e interrogações invertidas.
PRÓXIMO CAPÍTULO:
NBC e CBS Apostam em Canais Latinos de Notícias