No dia 1º de julho de 2001, chegou ao Brasil um dos mais aclamados canais de documentários da TV norte-americana. Motivada pelo sucesso do A&E Mundo, a HBO Latin America começou a distribuir por aqui o sinal latino do The History Channel, também pertencente à joint-venture A&E Television.
O History Channel foi lançado nos Estados Unidos em em 1995. Aqui no Brasil, anos antes de ter um sinal próprio, o canal já havia sido apresentado como bloco de programação do extinto canal The Superstation. A primeira operadora a transmitir o History Channel no Brasil foi a DIRECTV. No ano seguinte, já com programação 100% adaptada ao português, o canal passou a ser distribuído também pela TVA. Em 2005, chegou ao line-up da SKY e, posteriormente, às operadoras afiliadas à NET.
Sucesso em mais de 130 países, o History Channel estreou no Brasil com um acervo de mais de 2.000 horas de documentários e apresentações especiais e um grande diferencial em relação aos concorrentes: era o único canal dedicado exclusivamente aos fatos que marcaram a história, com uma programação focada em registros de pessoas e eventos que mudaram o mundo.
Além de documentários, séries e minisséries sobre fatos que marcaram época, o History Channel trouxe blocos dedicados às grandes invenções, às mais engenhosas construções e aos avanços tecnológicos do nosso tempo. A grade do novo canal era formada, quase em sua totalidade, por produções originais da A&E Television, o que garantia o ineditismo em relação aos demais canais de documentários já presentes no Brasil. Entre as principais atrações, estavam as séries "História Viva", que abordava os fatos marcantes da história mundial; "Maravilhas Modernas", reunindo documentários sobre os avanços da ciência e da tecnologia; "Mistérios da História", com fatos e lendas que intrigam os homens; e "Grandes Nomes da Espionagem", sobre o mundo dos serviços secretos e as principais personalidades envolvidas no combate ao crime organizado.
Em fevereiro de 2008, o The History Channel passou por uma completa reformulação, que afetou desde a sua imagem corporativa até a programação. A partir desse mês, o canal passou a se chamar apenas History (como já era popularmente chamado no mercado norte-americano). A moldura vermelha da logo deu lugar a uma seta, que passou a nortear todas as animações das chamadas comerciais. A partir dessa nova fase, o History começou a diversificar a sua programação, abordando desde histórias militares a acontecimentos contemporâneos, da tecnologia à história da natureza, além de ciência, arqueologia e cultura pop. Entre os novos programas que logo caíram no gosto dos assinantes, estavam séries de sucesso como: "Caçadores de Relíquias", "Mestres da Restauração", "Estradas Mortais" e "Trato Feito". Mas, na medida em que passou a priorizar o entretenimento, o canal abriu também espaço para produções voltadas ao sobrenatural e teorias extraterrestres, o que em parte agradou aos novos assinantes, mas irritou uma parcela mais conservadora, que via no uma fonte de informações históricas concretas (e não de conspirações).
Líder absoluto em programas com conteúdos históricos e número um em produção original de documentários, o History conquistou seu lugar na TV por assinatura e tem atualmente uma das marcas mais valorizadas entre os assinantes da América Latina.
PRÓXIMO CAPÍTULO:
A crise chegou e o sonho da TV paga virou pesadelo!