Em 1993, as Organizações Globo entraram em sociedade no sistema NET, conglomerado de operadoras independentes de TV a cabo que havia sido formado em 1991. Até então pouco conhecida, a empresa de TV paga também contava com a participação da RBS e do empresário Antônio Dias Leite, que em 1991 havia fundado a Multicanal (na época, uma das maiores operadoras do país). No final de 1993, com o estabelecimento das operações da NET e Multicanal, a Globosat deixou a distribuição e passou a concentrar seus esforços na programação de canais, gerando conteúdo para ser transmitido em cabo e antenas parabólicas.
A operação de TV via satélite em banda C ligada às Organizações Globo passou a se chamar NETSAT que, além dos quatro canais Globosat, transmitia dois outros canais em sua grade de programação: a CNN International e o Canal FOX, que havia sido lançado na América Latina em agosto daquele ano, oferecendo aos assinantes filmes de acervo do estúdio 20th Century Fox; seriados clássicos, como "M.A.S.H." e "Viagem ao Fundo do Mar" e produções de sucesso da TV americana, como "Arquivo-X", "Chicago Hope" e "Murder One"; além do desenho animado "Os Simpsons", que desde sempre foi destaque no horário nobre do canal. A FOX tinha também um bloco com programação infantil: a FOX Kids, que viria a se tornar um canal independente em 1996.
Paralelamente ao crescimento da NETSAT, que atingia principalmente os assinantes do interior, a Globo expandiu seus serviços de TV a cabo nas grandes cidades brasileiras. De 1996 a 1998, a empresa intensificou a construção de sua rede de cabos, adquiriu outras operadoras (incluindo a NET Belo Horizonte, NET Anápolis e NET Piracicaba) e aumentou sua participação na NET Rio de Janeiro.
Em 1998 a Globo Cabo Holding aumentou a sua participação acionária na NET e na Multicanal Participações, alterando a sua denominação social para Globo Cabo S.A. Em outubro desse ano, a NET promoveu a primeira padronização de seu line-up, unificando a numeração de sua grade de canais nas 15 cidades em que atuava. Na época, a NET já contava com pouco mais de 1 milhão de assinantes, sendo 40% em São Paulo e pouco mais de 20% no Rio de Janeiro. A marca Multicanal logo deixou de existir, sendo englobada pela NET, que se consolidou como o maior serviço de TV por assinatura do Brasil. Tempos mais tarde, em setembro de 2000 a Globo Cabo adquiriu também a NET Sul, na época a segunda maior operadora de cabo do país, com mais de 370.000 assinantes. Em maio de 2002, uma nova alteração de razão social aconteceria e a companhia passaria a se chamar NET Serviços de Comunicação S.A.
O sistema de cabo tinha como principal diferencial em relação às antenas parabólicas a capacidade de carregar um número maior de canais. A partir de 1993, aproveitando as possibilidades dessa tecnologia, a NET estabeleceu importantes acordos de distribuição com grandes programadoras, como a Discovery Networks, Turner Broadcasting System e a FOX Latin American Channels além, é claro, da Globosat. A NET também passou a transmitir no Brasil os sinais de canais étnicos, como a TV5, com programação em francês; a Deutsche Welle, da Alemanha; o sinal internacional da rede italiana RAI; e a TVE (Televisión Española Internacional).
PRÓXIMO CAPÍTULO:
TV por Assinatura para "los brasileños"