No Brasil, as primeiras experiências com transmissão codificada de TV aconteceram em São Paulo, no final dos anos 80. Nessa época, diversos canais começaram a ser testados com sinal fechado em UHF (Ultra High Frequency), faixa de transmissão compreendida entre os números 14 e 83. Entre eles, estavam: um canal pertencente ao Grupo Jovem Pan; a rede de notícias norte-americana CNN; a TV ABC, da região de Santo André; a TV Metropolitana, de Guarulhos; e a MTV, que estrearia seu sinal brasileiro no dia 20 de outubro de 1990, em parceria com o Grupo Abril.
Oficialmente, a história da TV paga no Brasil teve início no dia 23 de fevereiro de 1988, quando o decreto 95.744, do então Presidente da República José Sarney, regulamentou o chamado "Serviço Especial de Televisão por Assinatura", realizado inicialmente em transmissões através da faixa UHF e via-satélite. O novo serviço tornou-se realidade no dia 24 de março de 1989, quando o Ministério das Comunicações anunciou o resultado da concorrência para a exploração de TV paga em São Paulo.
Assim como aconteceram as primeiras concessões de emissoras abertas no nosso país, as primeiras empresas habilitadas a explorar o serviço de TV por Assinatura já possuíam grande influência na mídia. Eram elas: as Organizações Globo, da família Marinho; Walter Fontoura, nessa época Diretor do jornal carioca O Globo; o Grupo Abril, da família Civita, controlador da principal editora do país; e o empresário Mathias Machline, fundador da Sharp do Brasil.
Apenas quatro dias após receber sua concessão para operar na cidade de São Paulo, Mathias Machline lançou na faixa 29 o Canal+ (Canal Plus), retransmitindo a programação esportiva da rede norte-americana ESPN. Assim, com apenas um canal, surgiu a primeira operadora de TV por Assinatura do Brasil a operar em UHF. Um ano mais tarde, Machline ampliou a transmissão do Canal+ para o Rio de Janeiro, enquanto lançava em São Paulo, a Super Canal, primeira operadora de TV paga via MMDS (Multichannel Multipoint Distribution Service), sistema de transmissão de canais através de microondas.
A operadora Super Canal trazia três novos canais para os assinantes: a rede de notícias CNN; a emissora italiana RAI; e o extinto canal de videoclipes TVM. Mas, apesar dos investimentos e das possibilidades de crescimento, as duas empresas pioneiras de TV por assinatura do Brasil tiveram vida curta.
PRÓXIMO CAPÍTULO:
Junho de 1991: O Nascimento da TVA