No final de 1999, o Grupo Abril deu início a uma completa reestruturação nos seus serviços de telecomunicações. Seguindo uma linha inversa à tomada pela Globosat, a TVA concentrou seus esforços na distribuição e não mais na produção de conteúdo, desvinculando-se de quase todos os canais nos quais tinha participação. Primeiro vendeu sua parte no Bravo Brasil à matriz norte-americana do canal, que o relançou como Film&Arts e expandiu o seu sinal para os demais países da América Latina. Nessa nova fase, agora com um sinal único para toda a região, o canal deixou de investir nas produções nacionais. Em outubro de 2000, o Film&Arts foi vendido pela Bravo Networks à Liberty Media International, passando a ser representado pelo grupo argentino Pramer. Ainda em 2000, a Abril vendeu sua participação na HBO Brasil aos parceiros que formavam a HBO Latin America, tornando-se apenas mais uma operadora a transmitir os canais do grupo no país.
No início de 2001, o grupo concluiu a venda do Eurochannel ao grupo francês Multithématiques, uma sociedade entre os grupos Vivendi e Canal+. O sinal, que antes era exclusivo para o Brasil, foi adaptado para ser apresentado também nos países de língua espanhola, com vinhetas em português e espanhol. Três anos mais tarde, o canal foi adquirido por Gustavo Vainstein, ex-executivo da Noos, primeira operadora de cabo da França. Em 2003, já sem a exclusividade da TVA, o Eurochannel passou a ser transmitido também pela SKY e por algumas operações da NET.
Também em 2001, a TVA desvinculou-se do canal CMT, que deixou de dedicar-se exclusivamente à música country após ser relançado na América Latina pela Gaylord Entertainment como MC - MusicCountry. Mas, mesmo com a mudança de perfil, o canal não superou suas expectativas comerciais e, em março de 2002, foi novamente vendido, desta vez para o grupo norte-americano STC Networks, passando a se chamar STC - The Soundtrack Channel.
O STC se especializava agora em trilhas sonoras, apresentando videoclipes de músicas de filmes e seriados de TV, além de making-ofs e noticiários sobre entretenimento e o mundo dos famosos. O sinal do Soundtrack Channel era gerado em Atlanta, Estados Unidos, e transmitido pelos satélites PanAmSat 3 e 8 para a Australia, Nova Zelândia, Japão, Coreia, Tailândia, Malásia, Singapura, Filipinas, Hong Kong e para a América Latina.
Por fim, a TVA vendeu sua participação na ESPN Brasil à matriz norte-americana, que estreitou ainda mais o vínculo do canal com a ESPN International. Após sua reestruturação, o Grupo Abril manteve apenas a sua participação na MTV Brasil, dando continuidade à joint-venture formada com o grupo Viacom no início dos anos 90.
Além de deixar de atuar como programador de canais, o Grupo Abril desvinculou-se também das suas operações via-satélite. No dia 30 de julho de 1999, bem no início da sua reestruturação, a Tevecap (TVA) vendeu a estrutura da TVA Digisat para o consórcio Galaxy Latin America. Diante da concorrência com as novas empresas de DTH, a operadora de banda C perdia cada vez mais clientes. Com isso, a Galaxy encerrou as operações da TVA Digisat e ofereceu aos assinantes dessa operadora algumas vantagens para que eles migrassem para a DIRECTV. Além da TVA Digisat, o Grupo Abril vendeu também a sua participação na própria DIRECTV, assim como fez a mexicana MVS alguns meses antes. A Galaxy Brasil, distribuidora exclusiva do serviço DTH no país, passou a ser 100% controlada pelo consórcio Galaxy Latin America, agora com 77.5% de participação da Hughes Electronics e 22.5% do Cisneros Group of Companies. De acordo com dados publicados pelo jornal "O Estado de São Paulo" em 26/05/1999, a venda de ações do consórcio Galaxy possibilitou à TVA reduzir em US$ 390 milhões o seu endividamento na época.
O Grupo Abril decidira atuar exclusivamente em operações de cabo e MMDS, além de dedicar-se à implementação de seu novo serviço de internet banda larga; o "@Jato", inicialmente na capital de São Paulo.
O investimento no setor de internet também foi seguido por operadoras independentes e pela NET. Em julho de 2000, a Globo Cabo comprou a VICOM, empresa nacional proprietária de estações de comunicação via-satélite. A partir dessa nova aquisição, a NET também pôde desenvolver serviços em outras mídias, como o serviço de internet banda larga "Vírtua" que, anos mais tarde, viria a se popularizar, tornando-se um dos principais provedores web do Brasil.
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Galaxy Latin America investe US$ 200 milhões na DIRECTV