Fazendo frente ao lançamento da TVA, no dia 10 de novembro de 1991 as Organizações Globo lançaram oficialmente a Globosat, serviço de TV por assinatura via satélite banda C. Para receber os canais desse novo serviço, os assinantes utilizavam antenas parabólicas e um decodificador especial para recepção dos sinais, fabricado pela empresa TECSAT, de São José dos Campos. Em sua fase inicial, a Globosat atuava como programadora e distribuidora de seus quatro canais próprios: Telecine, Top Sport, GNT e Multishow.
O Telecine foi o primeiro canal brasileiro dedicado exclusivamente à exibição de longas-metragens. Nos seus três primeiros anos, o canal pertencia integralmente à Globosat até que, em 1994, a programadora associou-se a quatro grandes estúdios norte-americanos: 20th Century Fox, Paramount Pictures, MGM e Universal Pictures. Com a formação desse consórcio de gigantes do entretenimento, o Telecine passou a estrear os filmes dos estúdios parceiros com exclusividade na TV por assinatura brasileira.
O segundo canal programado pela Globosat era o TopSport, que passava a transmitir com exclusividade no Brasil a programação esportiva gerada pela distribuidora americana Prime Network. O canal também trazia em sua grade de programação algumas produções originais, como a revista semanal "SPORT 360º" e o programa "Memória Esportiva". O canal esportivo da Globosat também transmitia grandes eventos, como o Campeonato Masculino de Vôlei e alguns dos principais torneios de futebol do Brasil e do mundo.
No mesmo ano de seu lançamento, o TopSport sofreu uma completa reformulação e passou a se chamar SPORTV. Os assinantes passaram a ter acesso a uma programação 24 horas, preenchida com um número cada vez maior de produções nacionais, que nessa época já ocupavam quase a metade da grade. Em destaque, o telejornal "SPORTV News", comandado pela jornalista Glenda Kozlowski. Com o passar do tempo, o SPORTV se firmaria como um dos canais mais assistidos da TV paga brasileira, por transmitir com exclusividade um grande número de eventos esportivos de interesse dos telespectadores, principalmente os maiores campeonatos de futebol do Brasil e do mundo.
O terceiro canal lançado pela Globosat em 1991 foi o GNT (Globosat News Television), cuja programação era basicamente formada por documentários e atrações jornalísticas, como o telejornal "Cinco Minutos", que apresentava os principais acontecimentos do Brasil e do mundo em 11 edições diárias. Desde o seu lançamento, o GNT sempre teve como característica o investimento em produções nacionais. A primeira atração transmitida pelo canal foi justamente uma delas: o programa de moda e comportamento "Modos, Modas e Manias" (posteriormente chamado "GNT Fashion"), realizado pela redação do canal a partir de material internacional.
Outra produção que marcou a trajetória do GNT foi apresentado pela primeira vez em março de 1993: o programa de debates "Manhattan Connection", no ar até os dias de hoje. Diretamente de Nova Iorque os jornalistas Lucas Mendes, Caio Blinder, Nelson Motta e Paulo Francis passaram a se reunir, semanalmente, em uma mesa redonda sobre para comentar os fatos em destaque na mídia brasileira e internacional. Também em destaque nos primeiros anos do GNT havia o "The Frugal Gourmet", série gastronômica que revolucionou o conceito de culinária na televisão, apresentada pelo chef Jeff Smith.
O quarto canal apresentado pela Globosat era o Multishow, com programação variada. Durante as manhãs, a grade era voltada ao público infantil, levando aos assinantes atrações como o bloco "Babá Eletrônica", com três horas de desenhos animados; e posteriormente uma faixa de programação com desenhos da Nickelodeon (divisão de entretenimento infantil da MTV Networks), que ficou no ar até o lançamento desse canal no Brasil. Nas tardes do Multishow eram exibidos especiais musicais e seriados de sucesso, entre eles, o consagrado "The Wonder Years" ("Anos Incríveis"). Para os jovens, o Multishow oferecia programas de variedades como o extinto "Stargame", produção original sobre o mundo dos videogames. Na programação noturna, eram apresentadas atrações para o público adulto, como a faixa "Retrô TV", que trazia de volta à telinha seriados clássicos como "Agente 86", "Mary Tyler Moore" e "I Love Lucy". E, no início da madrugada, a programação esquentava - ou melhor, ainda esquenta - com o bloco de produções eróticas "Sexytime".
Em 1992, o crítico de cinema Wilson Cunha assumiu a Direção de Programação do Multishow. A partir daí, o canal começou a investir no desenvolvimento de produções originais e projetos de valorização à cultura brasileira, como o "Prêmio Multishow de Humor Brasileiro", que revelou novos talentos da comédia; e o "Prêmio Multishow de Música Brasileira", que passou a premiar anualmente os maiores nomes da música nacional.
PRÓXIMO CAPÍTULO:
TeleUNO: Poucos investimentos, vida curta na TV