Estamos no seu:
Lembrar Apelido TVid

Japão lança canal em 8k via satélite com transmissão regular

  • Tópico criado por: Chaplin
  • Páginas:
  • 1
  • Avatar

    Japão lança canal em 8k via satélite com transmissão regular

    Operadora
    Postado em: 03/12/2018 às 13:04
    Autor: Chaplin Offline

    Japão lança transmissões de TV em 8K via satélite

    Emissora estatal NHK inaugura canal com transmissão regular de conteúdo em 8K via satélite; meta é popularizar o formato até as Olimpíadas de 2020.

    Enquanto boa parte do mundo ainda assiste TV no formato 1080p (se tanto), no Japão o 8K já vem sendo estudado desde 1994, uma época em que nem o DVD era muito popular. Os primeiros testes com o formato foram exibidos em 2006 pela NHK e a Mitsubishi, e de lá para cá os japoneses vêm trabalhando para viabilizar a transmissão em 4320p.

    E às 10 horas da manhã (horário local) último sábado (01), a emissora estatal deu mais um passo rumo ao futuro, iniciando as transmissões via satélite do primeiro canal do mundo com conteúdo em 8K.

    A tecnologia envolvida é um despropósito: as transmissões em 8K possuem quatro vezes mais resolução do que o 4K e 16 vezes mais que o 1080p. Além disso, o formato possui suporte para um sistema de áudio de 24 canais (22.2), a fim de propiciar o máximo de imersão em som e imagem ao espectador.

    Como nem tudo é perfeito, as TVs compatíveis que estão disponíveis no mercado atualmente ainda não possuem o padrão HDMI 2.1 implementado ,que dará suporte a 8K e HDR dinâmico; portanto, para fazer uso da nova tecnologia é preciso conectar quatro cabos HDMI para vídeo e outro cabo para o áudio.

    Ah sim, o consumidor também precisa de uma antena e receptor específicos.

    Claro que 8K ainda não será uma realidade para o público por um bom tempo, mesmo no Japão, mas disponibilizar um canal com suporte ao formato agora é importante para viabilizar a popularização do mesmo, como é desejo do governo japonês; afinal, a NHK é uma estatal. Outras emissoras do país também já estão se movimentando, atualmente já existem 17 canais que fazem transmissão em 4K via satélite.

    A meta é popularizar o 8K até o início das Olimpíadas de Tóquio em 2020, oferecendo hardware plenamente compatível e conteúdo suficiente para incentivar a adoção por parte do espectador japonês. Isso exige obviamente que os custos se tornem mais civilizados dentro de um prazo de dois anos, o que sabemos, é algo muito difícil de acontecer.

    A própria NHK oficialmente abriu os trabalhos do 4320p via satélite em 2016, mas as primeiras TVs só chegaram ao mercado a cerca de um ano atrás.

    O canal lançado no último sábado é o "batismo de fogo" do 8K, e por isso mesmo a Sharp começou a vender em novembro os primeiros modelos de TVs com o receptor embutido. O problema, os preços começam em US$ 6,6 mil no modelo de 60 polegadas. Sendo bastante sincero, o formato vai permanecer como um brinquedo de gente rica por um bom tempo.

    Quanto ao conteúdo, a NHK vem promovendo desde 2016 transmissões-teste de concertos, eventos esportivos e outras atrações locais, mas para a estreia do canal a emissora fez um pedido à Warner Bros., para exibir "uma das obras primas do cinema" na estreia.

    Recentemente o estúdio reescaneou os negativos de 70 mm originais de 2001: Uma Odisseia no Espaço para uma versão em comemoração aos 50 anos do filme, sem tratamentos digitais e resolução sem igual. Assim a NHK conseguiu, através de uma parceria ser o primeiro canal de TV a exibir a nova versão, em 8K via satélite.

    Para março, a emissora promete repetir o feito com My Fair Lady (1964), estrelado por Audrey Hepburn.

    A NHK fará mais demonstrações do formato 8K pelo país, como forma de impulsionar a adoção da tecnologia e torna-la acessível, de modo que boa parte dos japoneses possam ver os Jogos Olímpicos realizados em casa com o máximo de qualidade, e sem vender um rim para isso.

    Com informações: NHK.

    Clique aqui

  • Avatar

    Japão lança canal em 8k via satélite com transmissão regular

    Operadora
    Postado em: 03/12/2018 às 13:21
    Autor: Chaplin Offline

    Vou dar minha opinião rápida, curta e objetiva:

    Sabe quando todos ficavam eufóricos a cada canal novo na Tv por Assinatura?!

    Chegou a um ponto que "saturou" o consumidor e já não produz o efeito desejado.

    Estas supertecnologias a cada ano, segue o mesmo rumo. Os consumidores precisam comprar uma TV HD, depois 3D, Full HD, depois 4K, e agora lá vem a 8K. E não vai parar por aí. E, além da Tv 8K, é necessário comprar um novo tipo de antena 8K.

    E nem chegou os pacotes em 4K na Tv por assinatura, que serão mais caros. Daqui há pouco lá vem os pacotes 8K e com decoders 8K.

    Tenho minha TV LG 3D Full HD na sala, e assisto feliz em minha tv de tubo com Chromecast no quarto. Não pretendo comprar 4K.

    Podem ter certeza que a TV dobrável de 1.000K já está pronta, em off comercial, esperando que todo mundo, ano a ano, vá gastando seu suado dinheirinho até chegar lá, sendo lançadas de pouco a pouco.

    Esse negócio de super tecnologia que vira ostracismo com um ano já saturou. As vendas dos famosos e caríssimos iPhone já começaram a despencar.

    Agora eu pergunto: pra quê eu quero um celular que dobre com o quádruplo do preço?!

    A estratégia de tecnologias e canais sem fim já saturou!!! SATUROU!!!

    Queremos conteúdo e liberdade, numa imagem boa suficiente pra assistir. O resto é ilusão de bolso de tolo.

  • Avatar

    Japão lança canal em 8k via satélite com transmissão regular

    Operadora
    Postado em: 03/12/2018 às 13:25
    Autor: Chaplin Offline

    Já, já chega a TV com tela flexível e imagem em alto relevo! Ufa!!! Pra assistir porcaria. Invistam em programas bons e não somente em filmes. Eu prefiro o velho Charles Chaplin, jornalismo bom (que não tem) e esportes como os espetáculos americanos.

    Chegou a hora de inovar em programas que é o que interessa!

  • aapc01

    Japão lança canal em 8k via satélite com transmissão regular

    Operadora
    Postado em: 03/12/2018 às 14:52
    Autor: aapc01 Offline

    já imagino aqui o pessoal falando que:

    onde já se viu a XXX não ter 8K

    eheh... nem temos canais 4k, nem temos um full hd decente...

    já imaginou assistir "as branquelas" em 8k !!!!!

    aqui se briga afirmando "minha operadora é maior que a sua"!!!!

    esse tipo de tecnologia nem nos eua vai pegar de forma rápida, a quantidade de canais lineares para compensar o investimento em 4k não é viável. a força está em netflix ou bluray.

    aqui no brasil, eu fiquei contente com a última evolução... no mês passado chegou tv a cores na minha cidade.... eheh

    é só notícia mesmo... já imaginou as pessoas reclamando do preço do pacote de tv paga 4k? então... pensa no 8k e o pessoal afirmando que tem que ter preço justo!!!

    é bom saber mas... prefiro conteúdo de qualidade... o resto é ouro de tolo...

  • Avatar

    Japão lança canal em 8k via satélite com transmissão regular

    Operadora
    Postado em: 03/12/2018 às 16:23
    Autor: jimenes Offline

    Em 03/12/2018, Chaplin escreveu:

    Vou dar minha opinião rápida, curta e objetiva:

    Sabe quando todos ficavam eufóricos a cada canal novo na Tv por Assinatura?!

    Chegou a um ponto que "saturou" o consumidor e já não produz o efeito desejado.

    Estas supertecnologias a cada ano, segue o mesmo rumo. Os consumidores precisam comprar uma TV HD, depois 3D, Full HD, depois 4K, e agora lá vem a 8K. E não vai parar por aí. E, além da Tv 8K, é necessário comprar um novo tipo de antena 8K.

    E nem chegou os pacotes em 4K na Tv por assinatura, que serão mais caros. Daqui há pouco lá vem os pacotes 8K e com decoders 8K.

    Tenho minha TV LG 3D Full HD na sala, e assisto feliz em minha tv de tubo com Chromecast no quarto. Não pretendo comprar 4K.

    Podem ter certeza que a TV dobrável de 1.000K já está pronta, em off comercial, esperando que todo mundo, ano a ano, vá gastando seu suado dinheirinho até chegar lá, sendo lançadas de pouco a pouco.

    Esse negócio de super tecnologia que vira ostracismo com um ano já saturou. As vendas dos famosos e caríssimos iPhone já começaram a despencar.

    Agora eu pergunto: pra quê eu quero um celular que dobre com o quádruplo do preço?!

    A estratégia de tecnologias e canais sem fim já saturou!!! SATUROU!!!

    Queremos conteúdo e liberdade, numa imagem boa suficiente pra assistir. O resto é ilusão de bolso de tolo.


    Bom, na realidade comercialmente acho que o máximo que chegará será o 8K.
    Acho provável que fique nos 8K, mas para uso profissional acredito que va mais longe.

    HD 1980 1080 2,1384 Megapixel
    4K 3960 2160 8,5536 Megapixel
    8K 7920 4320 34,2144 Megapixel
    16K 15840 8640 136,8576 Megapixel
    32K 31680 17280 547,4304 Megapixel

    O olho humanos é capaz de perceber uns 250Megapixel.
    Acho que 16K não vai acontecer, pelo menos para uso comercial.

  • Avatar

    Japão lança canal em 8k via satélite com transmissão regular

    Operadora
    Postado em: 03/12/2018 às 18:28
    Autor: Chaplin Offline

    Em 03/12/2018, jimenes escreveu:

    Em 03/12/2018, Chaplin escreveu:

    Vou dar minha opinião rápida, curta e objetiva:

    Sabe quando todos ficavam eufóricos a cada canal novo na Tv por Assinatura?!

    Chegou a um ponto que "saturou" o consumidor e já não produz o efeito desejado.

    Estas supertecnologias a cada ano, segue o mesmo rumo. Os consumidores precisam comprar uma TV HD, depois 3D, Full HD, depois 4K, e agora lá vem a 8K. E não vai parar por aí. E, além da Tv 8K, é necessário comprar um novo tipo de antena 8K.

    E nem chegou os pacotes em 4K na Tv por assinatura, que serão mais caros. Daqui há pouco lá vem os pacotes 8K e com decoders 8K.

    Tenho minha TV LG 3D Full HD na sala, e assisto feliz em minha tv de tubo com Chromecast no quarto. Não pretendo comprar 4K.

    Podem ter certeza que a TV dobrável de 1.000K já está pronta, em off comercial, esperando que todo mundo, ano a ano, vá gastando seu suado dinheirinho até chegar lá, sendo lançadas de pouco a pouco.

    Esse negócio de super tecnologia que vira ostracismo com um ano já saturou. As vendas dos famosos e caríssimos iPhone já começaram a despencar.

    Agora eu pergunto: pra quê eu quero um celular que dobre com o quádruplo do preço?!

    A estratégia de tecnologias e canais sem fim já saturou!!! SATUROU!!!

    Queremos conteúdo e liberdade, numa imagem boa suficiente pra assistir. O resto é ilusão de bolso de tolo.


    Bom, na realidade comercialmente acho que o máximo que chegará será o 8K.
    Acho provável que fique nos 8K, mas para uso profissional acredito que va mais longe.

    HD 1980 1080 2,1384 Megapixel
    4K 3960 2160 8,5536 Megapixel
    8K 7920 4320 34,2144 Megapixel
    16K 15840 8640 136,8576 Megapixel
    32K 31680 17280 547,4304 Megapixel

    O olho humanos é capaz de perceber uns 250Megapixel.
    Acho que 16K não vai acontecer, pelo menos para uso comercial.


    Amigo, a tv 16K já está em desenvolvimento desde 2016.

    Clique aqui

    Amigo, eu tô com medo de olhar pra essas tvs daqui uns dias e descobrir que elas tem mais resolução que eu e desistir de mim. kkkkk

    E o pior, eu nem sei se eu terei o preço justo. kkkkk

  • Avatar

    Japão lança canal em 8k via satélite com transmissão regular

    Operadora
    Postado em: 03/12/2018 às 18:36
    Autor: JoaoMB Offline

    Em 03/12/2018, Chaplin escreveu:

    Em 03/12/2018, jimenes escreveu:

    Em 03/12/2018, Chaplin escreveu:

    Vou dar minha opinião rápida, curta e objetiva:

    Sabe quando todos ficavam eufóricos a cada canal novo na Tv por Assinatura?!

    Chegou a um ponto que "saturou" o consumidor e já não produz o efeito desejado.

    Estas supertecnologias a cada ano, segue o mesmo rumo. Os consumidores precisam comprar uma TV HD, depois 3D, Full HD, depois 4K, e agora lá vem a 8K. E não vai parar por aí. E, além da Tv 8K, é necessário comprar um novo tipo de antena 8K.

    E nem chegou os pacotes em 4K na Tv por assinatura, que serão mais caros. Daqui há pouco lá vem os pacotes 8K e com decoders 8K.

    Tenho minha TV LG 3D Full HD na sala, e assisto feliz em minha tv de tubo com Chromecast no quarto. Não pretendo comprar 4K.

    Podem ter certeza que a TV dobrável de 1.000K já está pronta, em off comercial, esperando que todo mundo, ano a ano, vá gastando seu suado dinheirinho até chegar lá, sendo lançadas de pouco a pouco.

    Esse negócio de super tecnologia que vira ostracismo com um ano já saturou. As vendas dos famosos e caríssimos iPhone já começaram a despencar.

    Agora eu pergunto: pra quê eu quero um celular que dobre com o quádruplo do preço?!

    A estratégia de tecnologias e canais sem fim já saturou!!! SATUROU!!!

    Queremos conteúdo e liberdade, numa imagem boa suficiente pra assistir. O resto é ilusão de bolso de tolo.


    Bom, na realidade comercialmente acho que o máximo que chegará será o 8K.
    Acho provável que fique nos 8K, mas para uso profissional acredito que va mais longe.

    HD 1980 1080 2,1384 Megapixel
    4K 3960 2160 8,5536 Megapixel
    8K 7920 4320 34,2144 Megapixel
    16K 15840 8640 136,8576 Megapixel
    32K 31680 17280 547,4304 Megapixel

    O olho humanos é capaz de perceber uns 250Megapixel.
    Acho que 16K não vai acontecer, pelo menos para uso comercial.


    Amigo, a tv 16K já está em desenvolvimento desde 2016.

    Clique aqui

    Amigo, eu tô com medo de olhar pra essas tvs daqui uns dias e descobrir que elas tem mais resolução que eu e desistir de mim. kkkkk

    E o pior, eu nem sei se eu terei o preço justo. kkkkk


    Pois é! E qual é a definição do olho humano? Ou seja, quando eu olho para uma pessoa ou para um objeto qualquer, eu enxergo em que definição? HD, 4K, 8K? Tem como saber isso?

  • Avatar

    Japão lança canal em 8k via satélite com transmissão regular

    Operadora
    Postado em: 03/12/2018 às 18:37
    Autor: Phoenix60 Offline

    Em 03/12/2018, Chaplin escreveu:
    Estas supertecnologias a cada ano, segue o mesmo rumo. Os consumidores precisam comprar uma TV HD, depois 3D, Full HD, depois 4K, e agora lá vem a 8K. E não vai parar por aí. E, além da Tv 8K, é necessário comprar um novo tipo de antena 8K.



    Vai demorar um bom tempo ainda... Comercialmente, o televisor 8K ainda nao existe, e o proprio 4K ainda está começando a se expandir.


    Tenho minha TV LG 3D Full HD na sala, e assisto feliz em minha tv de tubo com Chromecast no quarto. Não pretendo comprar 4K.



    Ja no meu caso, meus televisores ja sao todos 4K e eu nao quero mais saber de tv full-HD aqui em casa. Ate cheguei a comprar uma para uma sala que é usada apenas aos domingos, mas logo me arrependi, passei a tv pra frente e coloquei outra 4K no lugar.

    .

  • Avatar

    Japão lança canal em 8k via satélite com transmissão regular

    Operadora
    Postado em: 03/12/2018 às 22:23
    Autor: nelsat Offline

    Viva a evolução , viva os caçadores de novas tecnologias,eu quero é mais e pena não poder está no outro lado, ali pertinho no Japão. Contar história é muito bom, mas viver no atraso é sofrível.

  • Avatar

    Japão lança canal em 8k via satélite com transmissão regular

    Operadora
    Postado em: 04/12/2018 às 02:55
    Autor: Phoenix60 Offline

    Em 03/12/2018, JoaoMB escreveu:
    Pois é! E qual é a definição do olho humano?



    Depende como voce calcula... Os olhos humanos tem em torno de 576 megapixels de resoluçao, fazendo o seguinte calculo:

    Nossa retina tem cerca de cinco milhoes de cones que sao responsáveis pela visao em cores, e 100 milhoes de bastoes que detectam contraste monocromatico, importante para a nitidez da imagem que vemos. So aí temos 105 megapixels.

    So que nossos olhos nao sao uma camera que capta imagens estaticas, ha ainda o movimento dos olhos. Cada um pode se mover, em media, 120 graus na horizontal e 60 graus na vertical. Como cada pixel tem cerca de 0,3 arcmin (minuto sexagesimal ou de arco), podemos concluir que os olhos humanos tem em torno de 576 megapixels de resolucao.

    .

  • Avatar

    Japão lança canal em 8k via satélite com transmissão regular

    Operadora
    Postado em: 04/12/2018 às 07:53
    Autor: Chaplin Offline

    Em 04/12/2018, Phoenix60 escreveu:

    Em 03/12/2018, JoaoMB escreveu:
    Pois é! E qual é a definição do olho humano?



    Depende como voce calcula... Os olhos humanos tem em torno de 576 megapixels de resoluçao, fazendo o seguinte calculo:

    Nossa retina tem cerca de cinco milhoes de cones que sao responsáveis pela visao em cores, e 100 milhoes de bastoes que detectam contraste monocromatico, importante para a nitidez da imagem que vemos. So aí temos 105 megapixels.

    So que nossos olhos nao sao uma camera que capta imagens estaticas, ha ainda o movimento dos olhos. Cada um pode se mover, em media, 120 graus na horizontal e 60 graus na vertical. Como cada pixel tem cerca de 0,3 arcmin (minuto sexagesimal ou de arco), podemos concluir que os olhos humanos tem em torno de 576 megapixels de resolucao.

    .



    Então não precisamos de TV 8K, precisamos de novos olhos. Novas retinas! kkkkk

  • Avatar

    Japão lança canal em 8k via satélite com transmissão regular

    Operadora
    Postado em: 04/12/2018 às 09:39
    Autor: jimenes Offline

    Em 03/12/2018, JoaoMB escreveu:

    Em 03/12/2018, Chaplin escreveu:

    Em 03/12/2018, jimenes escreveu:

    Em 03/12/2018, Chaplin escreveu:

    Vou dar minha opinião rápida, curta e objetiva:

    Sabe quando todos ficavam eufóricos a cada canal novo na Tv por Assinatura?!

    Chegou a um ponto que "saturou" o consumidor e já não produz o efeito desejado.

    Estas supertecnologias a cada ano, segue o mesmo rumo. Os consumidores precisam comprar uma TV HD, depois 3D, Full HD, depois 4K, e agora lá vem a 8K. E não vai parar por aí. E, além da Tv 8K, é necessário comprar um novo tipo de antena 8K.

    E nem chegou os pacotes em 4K na Tv por assinatura, que serão mais caros. Daqui há pouco lá vem os pacotes 8K e com decoders 8K.

    Tenho minha TV LG 3D Full HD na sala, e assisto feliz em minha tv de tubo com Chromecast no quarto. Não pretendo comprar 4K.

    Podem ter certeza que a TV dobrável de 1.000K já está pronta, em off comercial, esperando que todo mundo, ano a ano, vá gastando seu suado dinheirinho até chegar lá, sendo lançadas de pouco a pouco.

    Esse negócio de super tecnologia que vira ostracismo com um ano já saturou. As vendas dos famosos e caríssimos iPhone já começaram a despencar.

    Agora eu pergunto: pra quê eu quero um celular que dobre com o quádruplo do preço?!

    A estratégia de tecnologias e canais sem fim já saturou!!! SATUROU!!!

    Queremos conteúdo e liberdade, numa imagem boa suficiente pra assistir. O resto é ilusão de bolso de tolo.


    Bom, na realidade comercialmente acho que o máximo que chegará será o 8K.
    Acho provável que fique nos 8K, mas para uso profissional acredito que va mais longe.

    HD 1980 1080 2,1384 Megapixel
    4K 3960 2160 8,5536 Megapixel
    8K 7920 4320 34,2144 Megapixel
    16K 15840 8640 136,8576 Megapixel
    32K 31680 17280 547,4304 Megapixel

    O olho humanos é capaz de perceber uns 250Megapixel.
    Acho que 16K não vai acontecer, pelo menos para uso comercial.


    Amigo, a tv 16K já está em desenvolvimento desde 2016.

    Clique aqui

    Amigo, eu tô com medo de olhar pra essas tvs daqui uns dias e descobrir que elas tem mais resolução que eu e desistir de mim. kkkkk

    E o pior, eu nem sei se eu terei o preço justo. kkkkk


    Pois é! E qual é a definição do olho humano? Ou seja, quando eu olho para uma pessoa ou para um objeto qualquer, eu enxergo em que definição? HD, 4K, 8K? Tem como saber isso?


    Realmente, mas como mencionei, sera para uso profissional, já que requer muita hardware.

  • Avatar

    Japão lança canal em 8k via satélite com transmissão regular

    Operadora
    Postado em: 06/12/2018 às 01:45
    Autor: FabioDias Offline

    Em 03/12/2018, JoaoMB escreveu:

    Em 03/12/2018, Chaplin escreveu:

    Em 03/12/2018, jimenes escreveu:

    Em 03/12/2018, Chaplin escreveu:

    Vou dar minha opinião rápida, curta e objetiva:

    Sabe quando todos ficavam eufóricos a cada canal novo na Tv por Assinatura?!

    Chegou a um ponto que "saturou" o consumidor e já não produz o efeito desejado.

    Estas supertecnologias a cada ano, segue o mesmo rumo. Os consumidores precisam comprar uma TV HD, depois 3D, Full HD, depois 4K, e agora lá vem a 8K. E não vai parar por aí. E, além da Tv 8K, é necessário comprar um novo tipo de antena 8K.

    E nem chegou os pacotes em 4K na Tv por assinatura, que serão mais caros. Daqui há pouco lá vem os pacotes 8K e com decoders 8K.

    Tenho minha TV LG 3D Full HD na sala, e assisto feliz em minha tv de tubo com Chromecast no quarto. Não pretendo comprar 4K.

    Podem ter certeza que a TV dobrável de 1.000K já está pronta, em off comercial, esperando que todo mundo, ano a ano, vá gastando seu suado dinheirinho até chegar lá, sendo lançadas de pouco a pouco.

    Esse negócio de super tecnologia que vira ostracismo com um ano já saturou. As vendas dos famosos e caríssimos iPhone já começaram a despencar.

    Agora eu pergunto: pra quê eu quero um celular que dobre com o quádruplo do preço?!

    A estratégia de tecnologias e canais sem fim já saturou!!! SATUROU!!!

    Queremos conteúdo e liberdade, numa imagem boa suficiente pra assistir. O resto é ilusão de bolso de tolo.


    Bom, na realidade comercialmente acho que o máximo que chegará será o 8K.
    Acho provável que fique nos 8K, mas para uso profissional acredito que va mais longe.

    HD 1980 1080 2,1384 Megapixel
    4K 3960 2160 8,5536 Megapixel
    8K 7920 4320 34,2144 Megapixel
    16K 15840 8640 136,8576 Megapixel
    32K 31680 17280 547,4304 Megapixel

    O olho humanos é capaz de perceber uns 250Megapixel.
    Acho que 16K não vai acontecer, pelo menos para uso comercial.


    Amigo, a tv 16K já está em desenvolvimento desde 2016.

    Clique aqui

    Amigo, eu tô com medo de olhar pra essas tvs daqui uns dias e descobrir que elas tem mais resolução que eu e desistir de mim. kkkkk

    E o pior, eu nem sei se eu terei o preço justo. kkkkk


    Pois é! E qual é a definição do olho humano? Ou seja, quando eu olho para uma pessoa ou para um objeto qualquer, eu enxergo em que definição? HD, 4K, 8K? Tem como saber isso?


    Tem sim... enchergamos um pouco mais que 32K.... algo em torno de 576 Megapixels.... isso para um olho perfeito, com visão 20/20..... pouquíssimas pessoas passam disso.... a grande maioria fica abaixo dos 32K....