Estamos no seu:
Lembrar Apelido TVid

As acusações de um ex-pastor

  • Tópico criado por: othons
  • Páginas:
  • 1
  • othons

    As acusações de um ex-pastor

    Operadora
    Postado em: 15/09/2010 às 02:30
    Autor: othons Offline

    As acusações de um ex-pastor


    Um dissidente da Igreja Mundial relata como foi orientado a distorcer trechos da "Bíblia" para aumentar a coleta de dinheiro dos fiéis.

    APRENDIZ O pastor Givanildo no altar de sua nova igreja, em Araçatuba (à esq.). À direita, ele num estúdio de TV com Valdemiro Santiago, líder da Mundial

    O APRENDIZ O pastor Givanildo no altar de sua nova igreja, em Araçatuba (à esq.). À direita, ele num estúdio de TV com Valdemiro Santiago, líder da Mundial

    A Igreja Mundial do Poder de Deus é tida como a igreja neopentecostal que mais cresce no Brasil. Tem mais de 2.300 templos e ocupa quase toda a programação da Rede 21, além de horários em outros canais. Quando foi fundada pelo apóstolo Valdemiro Santiago, em 1998, o então motorista de caminhão Givanildo de Souza começava a trabalhar em Sorocaba, no interior de São Paulo. Entusiasmado com as promessas de cura, enriquecimento e ressurreição, ele resolveu trocar o caminhão pelos templos. Virou discípulo de Valdemiro e obreiro da Mundial. Para provar sua proximidade com Valdemiro, Givanildo exibe fotos de sua família com a de Valdemiro, todos em trajes de lazer.

    A dedicação ao altar lhe rendeu promoções. Givanildo passou por várias cidades até ser transferido para Araçatuba, a 525 quilômetros da capital paulista. Lá ficou responsável por 14 igrejas. Como pastor regional, chefiava os colegas e respondia pelo dinheiro arrecadado. Semanalmente, diz, enviava para a sede os montantes recolhidos. O vínculo com a Mundial durou até julho deste ano. Depois de se declarar descontente, Givanildo decidiu sair e agora faz acusações contra a Mundial. Ele afirma que era orientado a distorcer trechos da Bíblia para aumentar a arrecadação com os fiéis. É a primeira vez que um dissidente da Mundial dá um depoimento assim.

    Representantes da igreja foram procurados para comentar, mas não quiseram responder. A seguir, suas principais afirmações sobre o funcionamento da Mundial.

    A pressão por arrecadação
    Os líderes da Igreja Mundial, segundo Givanildo, estabelecem metas financeiras a seus subordinados e cobram resultados. "Se eu não dobrasse o valor, ia ser mandado embora com minha família e tudo", diz. Givanildo conta que, um pouco antes de deixar a Mundial, despachava para a sede cerca de R$ 300 mil por mês, oriundos do bolso dos fiéis. "Depositava na conta da igreja. Às vezes, pediam para levar em mãos."

    A pressão por arrecadação e as técnicas para extrair dinheiro de fiéis, segundo ele, eram ditadas pelo bispo Josivaldo Batista, o segundo homem da Mundial. Josivaldo, diz, lidera a segunda parte dos encontros periódicos de pastores para falar de crescimento financeiro. "A primeira parte da reunião é televisionada. Depois que desligam tudo, o bispo Josivaldo começa a falar: O negócio é o seguinte, se não crescer, vamos fazer umas trocas aí. Vamos botar os pastores lá no fundão do Nordeste, no meio do mato."

    O uso da Bíblia
    Givanildo diz que, nas reuniões, Josivaldo também mostra como usar trechos da Bíblia para aumentar a arrecadação. "Houve uma campanha feita em cima de Isaías 61:7, sobre a dupla honra. Aí surgiu a proposta de pedir 30% do salário da pessoa." Esse versículo diz o seguinte: "Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; (.) por isso na sua terra possuirão o dobro e terão perpétua alegria". Segundo Givanildo, os pastores passaram a pregar que para obter a "dupla honra" era necessário "dobrar" o dízimo e dar mais 10% do salário como oferta. Total: 30%. O "trízimo" ficou conhecido como uma inovação introduzida pela igreja de Valdemiro.

    Outra orientação comum, diz Givanildo, é fazer associações simplórias entre números citados em textos sagrados e metas de ofertas. Num trecho bíblico que descreve uma batalha está dito que 7 mil guerreiros "não se dobraram a Baal". É o que basta para uma associação. Depois de reler essa frase aos fiéis, os pastores passam a pedir doações de 7 mil pessoas, insinuando que se trata de uma determinação bíblica.

    A barganha pela água benta
    Na Mundial, de acordo com Givanildo, o acesso a bens sagrados são barganhados. Josivaldo, diz ele, mandava distribuir água benta só aos que contribuíssem financeiramente. "A gente tinha de dizer assim: Eu quero 200 pessoas com oferta de R$ 100, que eu vou dar uma água. Para aquelas que não tinham oferta, não podia dar."

    Os motivos da ruptura
    "Eu fazia meu melhor no altar, só que quando chegava nesse momento de pedir oferta não me sentia bem. Ficava enojado", afirma. "Se a igreja está passando necessidade, não pode ter fazenda, clube." Givanildo conta que era considerado "rebelde" por não colocar em prática as campanhas de ofertas acima de R$ 100. E, quando o faturamento caía, era acusado de roubo, diz. "Um dia, na reunião, o bispo Josivaldo, querendo me humilhar, gritou assim: Pastor Souza, vem aqui na frente. Ele disse que tinha uma acusação, que eu estava pegando propina de outros pastores."

    A nova igreja

    Fora da Mundial, Givanildo montou sua própria igreja, a Missionária do Amor. Seu primeiro templo, em Araçatuba, tem sistema de som, grafite na parede e quase uma centena de bancos estofados. Com que dinheiro montou tudo isso? "Tem gente que acredita e está me ajudando", afirma. Sua igreja não parece ser muito diferente da Mundial. Givanildo afirma que, pelo menos no que diz respeito à forma de pedir ofertas, não segue os passos de Valdemiro.


    http://n7hd.com/2010/09/as-acusacoes-de-um-ex-pastor/

  • Avatar

    As acusações de um ex-pastor

    Operadora
    Postado em: 15/09/2010 às 03:24
    Autor: JADERPEREIRA Offline

    e oque isso tem haver com um forúm de sobre tv????
    cada uma viu...

  • Avatar

    As acusações de um ex-pastor

    Operadora
    Postado em: 15/09/2010 às 08:24
    Autor: leosaid Offline

    Tem haver a partir do momento que estes picarestas invadiram a programação das tv´s brasileiras. E são todos farinha do mesmo saco.

  • Avatar

    As acusações de um ex-pastor

    Operadora
    Postado em: 15/09/2010 às 09:17
    Autor: leodanton Offline

    nossa quantos edir macedo temos mesmo no brasil e quantos idiotas existem acreditando que essas doaçoes sao revertidas apenas em beneficios para as igrejas. Definitivamente o nao investimento pelo governo em educaçao é muito vantajoso pra essa gente que vive enganando o povo.

  • Avatar

    As acusações de um ex-pastor

    Operadora
    Postado em: 15/09/2010 às 09:36
    Autor: lsd Offline

    Sinceramente?

    Culpa do povo!

    Se estudassem a Bíblia, iam ver que os pastores não passam de picaretas!

    Eu sou evangélico e não vou em igreja de pastor picareta, estelionatário e etc., e tá cheio de igreja de gente honesta por ai! O problema é que se o público dessas "igrejas" forem em igrejas como a minha, vão achar ruim pois o pastor não promete que elas vão ficar ricas ou ao menos limpar o nome no SERASA...

    t+
    LSD

  • miudoluiz

    As acusações de um ex-pastor

    Operadora
    Postado em: 15/09/2010 às 10:39
    Autor: miudoluiz Offline

    É importante ressaltar que em todas as instituições há joio e trigo. Vivemos em uma dualidade, onde há bons e maus, resta saber quem você é, joio ou TRIGO?.
    independente de ser joio ou trigo, todos, sem exceção, irão prestar contas a DEUS.
    Quanto a Você e a mim resta-nos procurar uma Igreja onde a liderança é séria e comprometida com Deus e sua palavra, mais para isso precissamos, de fato, conhecer a Bíblia, para não sermos enganados.
    "A FALTA DE CONHECIMENTO TE FAZ SER UM LIDERADO,TODAVIA O CONHECIMENTO TE FARÁ UM LIDER"
    PENSE NISSO!!!!!!!!!!!!

  • maxwellsantos

    As acusações de um ex-pastor

    Operadora
    Postado em: 15/09/2010 às 11:18
    Autor: maxwellsantos Offline

    Parabéns pelo comentário miudo! era isso q eu iria falar, se lermos a biblia não caimos nessas coisas q muitos pastores falam. Mas o caminho é Jesus e não tem outro.
    Só quem sabe a verdade é DEus e um dia vamos está ante o tribunal dEle aí vamos ver quem é quem de grande a pequeno...

  • Avatar

    As acusações de um ex-pastor

    Operadora
    Postado em: 15/09/2010 às 11:24
    Autor: JADERPEREIRA Offline

    Concordo com todos também, mas não gostei muito de ver este tipo de comentario em um forúm sobre tv! Acho um assunto muito polemico. Mas sei lá é minha opnião... Apesar de ter varios canais com programação destes "pastores", temos outras opções, se não quer assistir muda de canal uai... Sou evangélico também, mas não vou em igreja nenhuma, a verdadeira igreja esta dentro de cada um...

  • mribeiro

    As acusações de um ex-pastor

    Operadora
    Postado em: 15/09/2010 às 11:34
    Autor: mribeiro Moderador Offline

    Acho que não deveriamos misturar os assuntos tá certo que hoje TV e religião andam juntas com esse boom todo, porém não acho uma discussão sádia e produtiva, já que gera certa polêmica... Cada um defende seu ponto de vista com unhas e dentes. Achei muito infeliz a atitude da pessoa que trouxe esse tópico por aqui no sentido de criar polêmica.

  • Blade

    As acusações de um ex-pastor

    Operadora
    Postado em: 15/09/2010 às 11:40
    Autor: Blade Offline

    Pastor LADRÃO? Grande novidade!!!

  • Avatar

    As acusações de um ex-pastor

    Operadora
    Postado em: 15/09/2010 às 18:35
    Autor: lsd Offline

    Tava sem polêmica até vir alguém generalizando...

    Ai é dose né... como já disseram, todos vão prestar contas, tanto o pastor pilantra como as pessoas que gostam de fazer piadinhas a respeito e as que sustentam esse tipo de "ministério"... as pessoas deviam ser mais cautelosas pois ninguém sabe o dia de amanhã.

    t+
    LSD

  • pexero

    As acusações de um ex-pastor

    Operadora
    Postado em: 16/09/2010 às 00:02
    Autor: pexero Offline

    sou evangelico conheco pastor milionario que anda de carro importado,e pastor que anda de bicicleta e tira comida da propria mesa para ajudar os outros ,ninguem pode julgar pq em todo seguimento a gente safada o julgo cabe a Deus,esses poderosos vao ter que prestar contas ,po jader evangelico que nao vai na igreja e doze em mano mas bencao vo orar pra vc achar uma igreja que vc se identifique pq a biblia manda a gente congregar mas valeu abraco,,,,

  • Avatar

    As acusações de um ex-pastor

    Operadora
    Postado em: 16/09/2010 às 01:14
    Autor: JADERPEREIRA Offline

    Concordo com você mribeiro, não acho que um tópico sobre este assunto caiba no perfil deste fórum, por mais que envolga um ou outro canal de TV. Até porque, em nenhum momento o criador do tópico mensiona algo relacionado a TV, Canal ou operadora de TV. Assuntos como religião, futebol e outros assuntos que podem causar certa polemica, só poderiam ser postados caso foce algo relacionado especificamente a TV. Caso contrario gera muita polemica e foge do foco do fórum. Também achei muito infeliz a atitude de trazer este assunto ao TVMagazine e acho que moderadores deveriam ficar mais atentos a este tipo de assunto, apesar de até o momento "ainda" estar sendo debatido de forma sadia.

  • mribeiro

    As acusações de um ex-pastor

    Operadora
    Postado em: 16/09/2010 às 09:25
    Autor: mribeiro Moderador Offline

    Deveriam apagar este tópico com certeza, pois será alvo de pessoas que tem opiniões radicais e pode acontecer igual ao episódio que vimos recentemente... com agressões e tudo mais.

  • Avatar

    As acusações de um ex-pastor

    Operadora
    Postado em: 16/09/2010 às 10:28
    Autor: teodoroo Offline

    Super apoio APAGAR este tópico, é informação relevante? Sim! Porém nada te a ver com o TV MAGAZINE. Cada um no seu quadrado!

  • viciadotv

    As acusações de um ex-pastor

    Operadora
    Postado em: 17/09/2010 às 11:17
    Autor: viciadotv Offline

    O que sera que o Srº othons quer postando este tópico? Não tem nada a ver com TV. Será que ele queria desabafar sobre este assunto e achou este fórum. Lamentável, pois cada um terá uma opinião sobre o assunto. Sugiro a deletação do mesmo.

  • Avatar

    As acusações de um ex-pastor

    Operadora
    Postado em: 17/09/2010 às 12:40
    Autor: JADERPEREIRA Offline

    Acho que apagar este tópico é a sugestão de todos que acompanham este fórum... porque será que não foi feito ainda???

  • Dino_HD

    As acusações de um ex-pastor

    Operadora
    Postado em: 18/09/2010 às 00:49
    Autor: Dino_HD Offline

    é .. a própria Bíblia alerta para isto com as palavras de Jesus no livro de João Cap.10 ver. 8-14
    8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.
    9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
    10 O ladrão (muitos dizem que é o diabo mas são eles, e são piores que o diabo) não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
    11 Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
    12 Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.
    13 Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.
    14 Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.

    O que temos que fazer é vigiar e orar.

    Nã! Nã! Não! Eu não sou advogado do diabo não !!!

    []s
    Dino

  • Páginas:
  • 1
As publicações desta página são unicamente de responsabilidade de seus autores, de acordo com os Termos de Uso da TV Magazine.

Busca no Fórum

Fale Conosco

Dúvidas, ideias, sugestões, elogios ou críticas?
Queremos ouvir você!