Estamos no seu:
Lembrar Apelido TVid
Ícone

Conheça "Lado a Lado" a nova novela das Sete

  • Postado em:

Durante dez dias, as ruas do centro histórico de São Luís, no Maranhão, se transformaram no Rio de Janeiro do início do século XX para as gravações de 'Lado a Lado'. Graças ao trabalho de aproximadamente 100 profissionais, das equipes de produção, cenografia, figurino, caracterização, arte, direção, técnica e elenco, foi possível fazer este resgate do passado que poderá ser visto, a partir de setembro, na próxima novela das seis, de João Ximenes Braga e Claudia Lage. "Escolhemos São Luís por sua arquitetura, muito semelhante com a do Rio do início do século passado, época em que se passa a nossa história. E estou muito feliz com o resultado", explica Dennis Carvalho, diretor de núcleo que dirigiu as cenas ao lado de Vinicius Coimbra, diretor-geral da trama.

Para compor as cenas que remetem ao universo da época, Dennis Carvalho convidou o cineasta e fotógrafo Walter Carvalho para assinar a direção de fotografia e contou com o apoio de profissionais de capoeira, dança e música para a preparação do elenco e dos 700 figurantes. Nem mesmo o forte calor do Nordeste - uma média de 30 graus diários em pleno mês de julho - desanimou os atores Camila Pitanga, Lázaro Ramos, Zezeh Barbosa, Marcello Melo Jr., Rafael Cardoso, Klebber Toledo, Caio Blat, Daniel Dalcin, Sheron Menezzes, Milton Gonçalves, Tião D´Ávila e Cláudio Tovar. A movimentação das equipes pelas ruas do Centro mobilizou curiosos que pararam para assistir as gravações e tirar fotos com seus ídolos. "Foram todos muito carinhosos com a gente, sempre receptivos com a novela", diz Lázaro Ramos.

DESCRICÃO AQUI

Cenografia e produção de arte entraram em campo para ambientar as ruas, deixando-as com o clima do início do século XX. Três caminhões, aproximadamente 20 toneladas, foram necessários para levar todo o material, inclusive uma carroça, do Rio para São Luís. Mais de mil cartazes com propagandas de época foram feitos para serem espalhados pelos cenários. "Ainda que o centro histórico de São Luís tenha essa arquitetura colonial, foi necessário transformar algumas partes em 'cidade antiga'. Para isso, usamos 50 plotagens no piso para cobrir bueiros e, ainda, cerca de 25 portas frias, em madeira para cobrir vãos", diz Paulo Renato, cenógrafo que acompanhou as gravações. Para Vinicius Coimbra, fazer uma novela de época é um desafio estimulante. "Tenho o maior prazer em poder reproduzir parte da história. 'Lado a Lado' vai falar de liberdade e de uma época embrionária da conquista da mulher na sociedade", diz. Uma das protagonistas da trama, Camila Pitanga viverá a jovem Isabel, uma moça que lutará pela liberdade e por seu amor Zé Maria (Lázaro Ramos). "O Rio de Janeiro do início do século é um caldeirão de assuntos para mergulhar: o surgimento do samba, da favela, a dificuldade de ser mulher. Mas o que mais está me mobilizando é estudar as tradições africanas, me sinto conectando com minhas raízes mais profundas", diz a atriz.

DESCRICÃO AQUI

A TRAMA:

Uma amizade sincera, baseada na verdade e na justiça. Sonhos em comum, de mulheres que vão à luta sem medo de olhar para trás, em busca de um novo tempo. Jovens que não se calam, que querem a liberdade de falar e serem escutadas e, acima de tudo, de amar. Essa é a história de Laura (Marjorie Estiano) e Isabel (Camila Pitanga) que, apesar de origens e criações distintas, ambicionam o mesmo futuro de igualdades. Mas se para Isabel o amor de Zé Maria (Lázaro Ramos) é uma certeza, para Laura, esse sentimento ainda está confuso em seu coração, que não sabe se o casamento com Edgar (Thiago Fragoso) pode ser o fim de sua ânsia pela liberdade. E é neste momento repleto de emoções que as duas se conhecem, no dia de seus casamentos. Esta amizade também será capaz de abalar as estruturas de Constância (Patrícia Pillar), mãe de Laura, uma antiga baronesa que não aceita esse novo mundo que se abre com as transformações pelas quais o Rio de Janeiro está passando. A cidade fervilha com as influências francesas, com o charme da Belle Époque, das grandes confeitarias, dos cafés, do começo de uma nova era de modernidade, em que as mulheres começam a lutar por liberdade individual e os negros começam a criar o samba e toda uma nova cultura. Isabel, Laura, Zé Maria e Edgar estão plantando a semente do Brasil de hoje.

No elenco estão ainda Werner Schünemann, Cássio Gabus Mendes, Isabela Garcia, Bia Seidl, Milton Gonçalves, Sheron Menezzes, Marcello Melo Jr., Zezeh Barbosa, Christiana Guinle, Alessandra Negrini, Rafael Cardoso, Klebber Toledo, Caio Blat, Daniel Dalcin, Beatriz Segall, Emílio de Mello, Guilherme Piva, Débora Duarte, Juliane Araújo, Maria Clara Gueiros, Maria Eduarda, Maria Padilha, Paulo Betti, Tuca Andrada, André Arteche, Álamo Facó, Priscila Sol, entre outros.

Comente Esta Notícia

Registre-se ou faça login para comentar as notícias da TV Magazine.
  • Avatar mlarruda Lado a Lado será a próxima novela DAS SEIS, não das sete.
  • Avatar DouglasLCarvalho Essa novela parece ter uma boa premissa, uma boa história! Bora aguardar pra vê o desenrolar da história!

Fale Conosco

Dúvidas, ideias, sugestões, elogios ou críticas?
Queremos ouvir você!

© 2014 - TV Magazine, todos os direitos reservados. Programação da TV fornecida por Revista Eletrônica.
Proibida a cópia parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização expressa.